sexta-feira, 15 de maio de 2009

DIETA DAS CORES!

Desde a época de nossas avós aprendemos que antes de tudo “comemos com os olhos”, pois saiba que um prato colorido, além de nos induzir ao prazer da comida, traz maior quantidade e diversidade de nutrientes.

* Como podemos tirar proveito das cores dos alimentos para enriquecer a alimentação? É verdade que quanto mais colorido o prato, mais nutritivo ele é?
A cor dos alimentos é uma ótima pista para selecionar ingredientes com boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Outra vantagem é o poder de saciedade que uma dieta colorida pode oferecer, ajudando a controlar os excessos, pois quando você presta mais atenção à comida e saboreia cada alimento, percebe mais prontamente o momento em que atingiu o seu ponto de saciedade, evitando ataques por impulso. Variedade é a palavra chave! Conseguimos uma maior oferta de nutrientes quando variamos ao máximo as cores e sabores.

* Além da atratividade, quais são as outras vantagens dessa divisão?
Uma refeição colorida pode ser mais do que atraente. As cores dos alimentos indicam substâncias importantes para o organismo e quanto mais colorida for a refeição, maior a diversidade de nutrientes e melhor seu valor nutricional. É claro que não existe uma regra, mas na maioria das vezes funciona desta maneira. As cores dos vegetais trazem diferentes pigmentos importantes para a saúde, por exemplo, o betacaroteno, responsável pela coloração alaranjada e o licopeno, responsável pela cor avermelhada de algumas frutas e legumes, sendo que ambos possuem propriedades antioxidantes.

*Quais são as principais características de cada grupo de cores? E quais são os principais alimentos de cada grupo?

Amarelo

O tom amarelo ou alaranjado vem do betacaroteno, ou pró-vitamina A. Pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos e dos cabelos. O betacaroteno também beneficia a visão noturna e atua no metabolismo das gorduras. Os alimentos amarelos são ricos em vitamina C, que participa da síntese de colágeno e tem ação antioxidante contra os radicais livres.
Fontes: Abacaxi, abóbora, ameixa, caju, carambola, damasco, cenoura, laranja, limão-cravo, mamão, manga, maracujá, melão, milho, nêspera, pêssego, pimentão amarelo, tangerina.


Branco

A cor branca é dada pelo pigmento flavina. Sua presença indica alimentos ricos em minerais, carboidratos, vitamina B6 e outros nutrientes. Isso favorece a renovação celular e protege o sistema imunológico, melhorando as defesas orgânicas. Legumes e vegetais brancos costumam ter cálcio fósforo. Esses minerais essenciais ajudam na formação e manutenção dos dentes e na elasticidade dos músculos.
Fontes: Algas marinhas, alho, banana, batata, cebola, chuchu, cogumelo, couve-flor, feijão branco, maçã, mandioca, nabo, palmito, pêra, pinha, rabanete.
Verde

O pigmento que define a cor deste grupo de alimentos é a clorofila, considerada um potente energético celular. Segundo a medicina chinesa, comer folhas verdes aumenta a oxigenação das células e melhora o metabolismo da energia. Outro efeito da clorofila é potencializar alguns nutrientes encontrados nos vegetais, como a vitamina C.
Fontes: Abacate, abobrinha, acelga, alface, quiabo, repolho, salsa, agrião, pimentão verde, brócolis, chicória, vagem, couve, kiwi, ervilha, espinafre, limão, pepino, rúcula, escarola, manjericão.

Vermelho
O vermelho é conseqüência do licopeno, pigmento com ação semelhante ao betacaroteno. Normalmente aparece associado à vitamina C, formando uma dupla com efeito antioxidante que, entre outros benefícios, colabora na prevenção do câncer e do stress.
Fontes: Beterraba, caqui, cereja, framboesa, goiaba, melancia, morango, nectarina, pimentão, pitanga, romã, tomate.Preto ou Roxo Alimentos nas tonalidades roxa, preta ou azulada contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1. E é justamente a vitamina B1 o elemento essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes em energia. A falta de vitamina B1 pode levar à perda de apetite, redução do peso e até à anorexia (um desvio de comportamento alimentar que pode até mesmo levar à morte).
Fontes: Alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão-preto, figo, jabuticaba, uva, repolho roxo.


Marrom

Ricos em fibras, os alimentos de cor marrom regulam o funcionamento do intestino, prevenindo problemas que vão desde a prisão de ventre até o câncer. Também ajudam a controlar o colesterol e o diabetes e melhoram a flora intestinal. As sementes oleaginosas, incluídas neste grupo, são excelentes fontes do mineral selênio e de vitamina E. Elas têm efeito antioxidante, vasodilatador, anticoagulante e contra a fadiga.
Fontes: Amêndoas, amendoim, arroz integral, aveia integral, avelã, canela, castanha, centeio, cevada, grão-de-bico, feijão, lentilha, nozes, pão integral, pinhão, soja, tamarindo, trigo.

DICAS!!!!!!


1. Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo. 2. Não faça uma alimentação baseada em somente um tipo de alimento ou nutriente. 3. Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia. 4. Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente. 5. Não belisque entre as refeições. 6. Esqueça dos snaks (salgadinhos) e da bolacha recheada.7 7. Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, bolacha integral (ingira, no máximo, 3 unidades). 8. Frutas e iogurtes light são excelentes lanches. 9. Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia. 10. Comece sempre as refeições por um caprichado prato de saladas.
*Entre mitos e verdades, uma coisa é certa: A única "dieta" que funciona de verdade é a reeducação alimentar. Mudanças no estilo de vida e a aquisição de hábitos alimentares saudáveis são a primeira e mais importante forma de conseguir uma vida saudável e de qualidade. Ninguém precisa mudar de uma hora para outra, viver se policiando ou ser radical. Isto realmente não dá resultado. O segredo é respeitar as necessidades do organismo, comer adequadamente e praticar exercícios!!!*

Faça substituições inteligentes!

Veja como aproveitar melhor as calorias das tentações


Se você acha uma missão praticamente impossível transitar por uma feira e não se render a um pastel de queijo com caldo de cana, sofre imensamente ao resistir àquela bomba de chocolate na vitrine da doceria e, já cansado de driblar tantas tentações, se entrega à combinação de pão de queijo com capuccino, no final da tarde, a equipe nutricional do Minha Vida aponta sete ótimas razões para deixar essas típicas delícias para trás, sem titubear. Para se convencer de que o ato de bravura vale a pena, confira a lista dos petiscos que podem ameaçar sua dieta e, diante do excesso de calorias que eles oferecem, aprenda a fazer escolhas mais saudáveis
.






Bolo de chocolate com recheioCalorias totais: 358 kcal

=

Iogurte desnatado de frutas: 204 Kcal1/2 mamão: 56 kcal1 torrada: 25 kcalCalorias totais: 285 kcal



Pastel de queijo e caldo de canaPastel de queijo: 120 kcalCaldo de cana (200 ml): 139 kcalCalorias totais: 259 kcal

=

Suco de abacaxi com hortelã: 44 kcal2 fatias de pão de forma c/ fibras diet: 111 kcal1 colher de cream cheese light: 38 kcalCalorias totais: 193 kcal


Milkshake de chocolateCalorias totais: 641 kcal

=

1 iogurte desnatado de frutas: 204 kcal1/2 mamão: 56 kcal1 torrada: 25 kcal1 fatia de queijo minas: 49 kcal1 xícara de leite desnatado com corn flakes: 140 kcalCalorias totais: 474 kcal




Pão de queijo com capuccino1 copo de leite desnatado: 58 kcal3 gotas de adoçante: 4 kcal1 colher de sopa de capuccino: 43 kcal1 pão de queijo: 174 kcalCalorias totais: 279 kcal

=

Iogurte natural desnatado: 21 kcal1 kiwi: 51 kcal1 potinho de gelatina de morango: 62 kcal2 bolachas água e sal: 63 kcal2 brigadeiros pequenos: 80 kcalCalorias totais: 277 kcal

Nutrição!




Uma alimentação saudável é importante para a nossa saúde, pois influencia:- Na aparência pessoal- No equilíbrio emocional- Na prevenção de doenças como anemias e desnutrição- No tratamento de doenças como diabetes, pressão alta, colesterol alto e obesidade

O hábito da alimentação é influenciado por fatores como: Família – as crianças procuram imitar e seguir o exemplo dos pais e das pessoas mais velhas. Propaganda – com seu poder de atração, a propaganda acaba influenciando as pessoas na compra de produtos, muitas vezes desnecessários. Moda – novas dietas são publicadas diariamente em jornais e revistas ou indicadas por amigos. Essas dietas podem ser prejudiciais à saúde
Conhecimento adquirido ao longo da vida é através de informações que podemos avaliar e corrigir falhas na nossa alimentação e de nossa família.
A alimentação deve ser racional e equilibrada, contendo alimentos que forneçam quantidades suficientes de nutrientes para o bom funcionamento do organismo.

MAS AFINAL, O QUE É ALIMENTO?
É toda substância consumida, digerida e aproveitada pelo corpo humano. A maçã, por exemplo, é um alimento.

O QUE SÃO NUTRIENTES?
São as substâncias encontradas nos alimentos, ou seja, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras e água. Cada uma dessas substâncias possui uma função específica do organismo.A maça por exemplo, contém principalmente hidratos de carbono, vitaminas e sais minerais.

PARA QUE SERVEM OS NUTRIENTES?
Proteínas Constroem e conservam o organismo. Chamadas também de construtores, como os tijolos de uma casa.
Hidratos de carbono Fornecem energia para o corpo, por isso são chamados também de energéticos.
Gorduras Além de fornecerem energia, ajudam no transporte das vitaminas A, D, E e K através do organismo.
Vitaminas e sais minerais Chamados de reguladores, pois ajudam no bom funcionamento do organismo, como uma chave de fenda que ajuda na regulagem das engrenagens de uma máquina.
* Vitaminas: A, B1, B2, C, D, E, K e outras.* Sais minerais: cálcio, fósforo, ferro, iodo, sódio, potássio, magnésio e outros.
Água Hidrata o organismo e transporta os nutrientes. Você sabia que 60% do corpo humano é composto de água e que um indivíduo adulto precisa tomar, mais ou menos, 2 litros de água por dia?
Fibras Auxiliam o bom funcionamento intestinal e na prevenção e tratamento do colesterol elevado.

Lembre-se: Não existe nenhum alimento que, sozinho, contenha todos os nutrientes necessários ao organismo. Por isso devemos ter sempre uma alimentação variada.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

GUIA FITOTERÁPICO!!!!!!!!!!!!

Abacateiro:Atibacteriano,antimicrobiano e imunomodulador. Alcachofra:Hepatoprotetor,hipolipemiente e hipocolesterolamínico. Alecrim:Antioxidante,antimicrobiano,antiflamatório e contra gases intestinais. Anis Estrelado:Antioxidante,digestivo e antipasmótico. Abútua:É diurético,febrifugo,tônico e aperiente usado em casos de irritação das vias urinérias. Alfafa:Suplemento nutricional,remineralizante e auxilia na coagulação sanguínia. Alfazema:Dirética,sedativa,antiflamatória,antiespamódica,anti-séptica , cicatrizante e colagena. Algodoeiro:Menstruação irregular,amenorréia,náuseas e uretrites. Amoreira:Hiperglicemias,diarréias,feridas e ulceração dérmicas. Aquiléia:Espasmoléctico e antiflamatório. Arnica:Anti-séptico,analgésico e antiflamatório. Artemisia:Tratamento de transtorno digestivo,flatulência e antivermifugo. Babosa:Atividade cicatrizante e emoliente dermocósmetico,imunoestimulante. Barbatimão:(uso externo)Cicatrizante e lavagem íntima. Bardana:Hepatoprotetor,antiflamatório,antiviral e digestivo. Benjoin:Expectorante. Banchá:Diurético,Estimulante Hipolipemiante. Batata de Purga:Laxante e Depurativa do sangue. Boldo Chileno:Hepatoprotetor e auxilio no funcionamento de visicula biliar. Cabelo de milho:Diurético e desordens de trato urinário. Calêndula:Cicatrizante e auxiliar na reepitalização de tecidos,antiflamatório,antimicrobiano,antiviral e antiespasmodico. Cardo Mariano:É exelente digestivo,diurético,estimulante,protetor e curativo do fígado como no caso de cirrose hepática,esteatose hepática e hepatite. Catuaba:Propriedades afrodisíaca e energizante. Castanha da índia:Circulação,hemorróidas e inflamações. Centelha:Circulação e cicatrizante. Cereus:Cardiotônica Camomila:Tratamento de ansiendade,antiflamatória e anti espamótica. Cana do Bejo:Diurético e auxilia na eliminação de cálculos renais. Capim Cidrão:Aromático,Digestivo e anti-reumático. Carqueja:Digestivo ,Hepatoprotetora. Cascara Sagrada:Laxante. Cavalinha:Utilizado para processos reumáticos,osteoporose e dirético. Chá de Bugre:Cardíaco,Diurético e redutor de apetite. Chá Preto:Anticancerígeno,Antiúlcera,baixa o colesterol do sangue. Chá Verde:Gordura Localizada,Antiosclerose,colesterol. Chapéu de couro:Digestivo,diurético e antiséptico. Cipó Azougue:Depurativo,afcções da pele,no tratamento do reumatismo,eczemas,feridas e herpes. Crateugus:Vasodilatorada,hipotensiva,diaforédica,aumenta o transporte sanguínio coronario e do miocárdio. Cipó Cruz:Diurético,purgativo(em dose maior),emético em doses elevadas,emenagogo,sendo ainda febrífugo,anti-asmático e no tratamento das hidropisias. Dente de Leão:Cálculo biliar,coleocistite,problemas hepáticos,cirrose e desordens hepatobiliares. Erva Baleeira:Antioxidante,antiflamatória,analgésico e antiulcerogêno. Erva de Bicho:Propriedade adstringente,estimulante,febrifuga,diurética,vermicida,anti-gonorréia e antihemorróida. Erva de São João:Hemostática e cicatrizante de ferimentos,aálgesica e antiflamatória. Erva Doce:Digestivo,elimina gases e cólicas intestinais. Espinheira Santa:Diuréticos,prblemas estomacais e agente antimicrobiano. Fucus Vesiculosos:Laxante suave e no tratamento de obesidade. Ginkgo Biloba:Estimulante da circulação sanguínea,atividade antioxidante e anti agregante plaqueário. Gravila:Antioxidante. Guaçatonga:Antiflamatória,depurativa e anti séptica. Guarra do Diabo:Reumatismos,artrites reumatosas,artroses,bursite,fibromialgias,espasmos gastrointestinais,dispensias hiposecretoras e traumatismos. Gengibre:Tratmentos de náuseas,vômitos,dispepsia e antiflamatório. Guaco:Sedativo,agitação nervosa e indutor do sono. Guaraná:Tônico,disminorréia e problemas digestivos. Hamamélis:Hemorróidas,antiflamátoria e circulatório. Hibiscus:Tratamento de espasmos,gastrointestinais,prisão de ventre,falta de apetite e dispepsias hiposecretoras. Hipérico:Antidepressivos,adstringente,anti-séptico,analgésico e calmante do sistema nervoso. Ipê Roxo:Antioxidante e antifúngico. Jalapa:Laxante e depurativado sangue. Malva:Antiflamatória,protetora das mucosas digestivas,respiratórias e cutâneas e expectorantes. Maracujá:Diurética,bronquite,asma,insônia,hipertenção arterial e ansiedade. Melissa:Calmante e tranquilizante. Maracujá Casca:Diabetes e colesterol. Pau Tenente:Bactericida e antifúngico. Pata de Vaca:Hipoglicimiante. Pfáfia:Estresse,anemia,diabetes e astenia. Quebra Pedra:Antiflámatorio e eliminação de calculos renais. Quebra Quina:Propriedades antimalárica e ação digestiva. Romã:Tratmentos de hemorróidas,solitárias e outros vermes,adstringente e diarréia. Ruibarbo:Excitante das secreções gástricas e laxante moderado. Salssaparrilha:Psoríase e reumatismos. Sene:Laxante suave. Stévia:Adoçante não calorico e hipoglicemiante. Tanacetum:Amenorréia,anti-helmíntico e nos espasmos gastrointestinas. Urucum:As sementes do Urucum são indicadas nas afecções intestinais e estomacais,prisão de ventre e constipação intestinal,nas afecções respiratórias e indicado no tratamento de anemias. Unha de Gato:Imunomodulador ,antiflamatório e antiviral. Urtiga:Antiflamatório,tratamento de hiperplasia prostática e artrites Uva Ursi:Tem ação adstringente ,bactericida e é usado para tratamento de cistite. Valeriana:Ansiedade,insônia,taquicardia,hipetensão arterial,cafáleias,sindromedo cólon irritável,espasmos gastrointestinais e parasitoses. Verbena:Apresenta atividadeantiespamódica,carminativa,anti-histáminia,antiseptica,analgésica local e ligeiramente sedante. Zedoaria:Gastrite,úlceras,mau hálito,má digestão,intoxicação alimentar,flatulências,gota e alculos remais,hipercolesterolemia,insônia,tosse e bronquites.

CHÁ 21 ERVAS!!!!

O chá 21 ervas é indicado para substituir refrigerantes e outros líquidos,proporcionando uma vida mais saudável! É indicado para quem quer emagrecer naturalmente! Veja agora a composição e seus benefícios! Abacateiro:Atibacteriano,antimicrobiano e imunomodulador. Alcachofra:Hepatoprotetor,hipolipemiente e hipocolesterolamínico. Alecrim:Antioxidante,antimicrobiano,antiflamatório e contra gases intestinais. Anis Estrelado:Antioxidante,digestivo e antipasmótico. Banchá:Diurético,Estimulante Hipolipemiante. Batata de Purga:Laxante e Depurativa do sangue. Boldo Chileno:Hepatoprotetor e auxilio no funcionamento de visicula biliar. Camomila:Tratamento de ansiendade,antiflamatória e anti espamótica. Cana do Bejo:Diurético e auxilia na eliminação de cálculos renais. Capim Cidrão:Aromático,Digestivo e anti-reumático. Carqueja:Digestivo ,Hepatoprotetora.Cascara Sagrada:Laxante. Cavalinha:Utilizado para processos reumáticos,osteoporose e dirético. Chá de Bugre:Cardíaco,Diurético e redutor de apetite. Chá Verde:Gordura Localizada,Antiosclerose,colesterol. Erva Doce:Digestivo,elimina gases e cólicas intestinais. Espinheira Santa:Diuréticos,prblemas estomacais e agente antimicrobiano.plaqueário. Malva:Antiflamatória,protetora das mucosas digestivas,respiratórias e cutâneas e expectorantes. Maracujá:Diurética,bronquite,asma,insônia,hipertenção arterial e ansiedade. Melissa:Calmante e tranquilizante. Sene:Laxante suave. Stévia:Adoçante não calorico e hipoglicemiante. MODO DE USAR: Ferver 1 litrode água,acrescentar 2 colheres de sopa do chá 30ervas abafar por 3 minuto

quarta-feira, 13 de maio de 2009

CHÁ 30 ERVAS!!!!!

O chá trinta ervas é indicado para substituir refrigerantes e outros líquidos,proporcionando uma vida mais saudável!
É indicado para quem quer emagrecer naturalmente!
Veja agora a composição e seus benefícios!

Abacateiro:Atibacteriano,antimicrobiano e imunomodulador.
Alcachofra:Hepatoprotetor,hipolipemiente e hipocolesterolamínico.
Alecrim:Antioxidante,antimicrobiano,antiflamatório e contra gases intestinais.
Anis Estrelado:Antioxidante,digestivo e antipasmótico.
Banchá:Diurético,Estimulante Hipolipemiante.
Batata de Purga:Laxante e Depurativa do sangue.
Boldo Chileno:Hepatoprotetor e auxilio no funcionamento de visicula biliar.
Camomila:Tratamento de ansiendade,antiflamatória e anti espamótica.
Cana do Bejo:Diurético e auxilia na eliminação de cálculos renais.
Capim Cidrão:Aromático,Digestivo e anti-reumático.
Carqueja:Digestivo ,Hepatoprotetora.
Cascara Sagrada:Laxante.
Cavalinha:Utilizado para processos reumáticos,osteoporose e dirético.
Chá de Bugre:Cardíaco,Diurético e redutor de apetite.
Chá Preto:Anticancerígeno,Antiúlcera,baixa o colesterol do sangue.
Chá Verde:Gordura Localizada,Antiosclerose,colesterol.
Erva Doce:Digestivo,elimina gases e cólicas intestinais.
Espinheira Santa:Diuréticos,prblemas estomacais e agente antimicrobiano.
Fucus Vesiculosos:Laxante suave e no tratamento de obesidade.
Ginkgo Biloba:Estimulante da circulação sanguínea,atividade antioxidante e anti agregante plaqueário.
Gravila:Antioxidante.
Guaçatonga:Antiflamatória,depurativa e anti séptica.
Malva:Antiflamatória,protetora das mucosas digestivas,respiratórias e cutâneas e expectorantes.
Maracujá:Diurética,bronquite,asma,insônia,hipertenção arterial e ansiedade.
Melissa:Calmante e tranquilizante.
Pau Tenente:Bactericida e antifúngico.
Quebra Pedra:Antiflámatorio e eliminação de calculos renais.
Sene:Laxante suave.
Stévia:Adoçante não calorico e hipoglicemiante.
Unha de Gato:Imunomodulador ,antiflamatório e antiviral.

MODO DE USAR:
Ferver 1 litrode água,acrescentar 2 colheres de sopa do chá 30ervas abafar por 3 minuto e coar em seguida consumir 1 litro ao longo do dia!