sexta-feira, 15 de maio de 2009

Nutrição!




Uma alimentação saudável é importante para a nossa saúde, pois influencia:- Na aparência pessoal- No equilíbrio emocional- Na prevenção de doenças como anemias e desnutrição- No tratamento de doenças como diabetes, pressão alta, colesterol alto e obesidade

O hábito da alimentação é influenciado por fatores como: Família – as crianças procuram imitar e seguir o exemplo dos pais e das pessoas mais velhas. Propaganda – com seu poder de atração, a propaganda acaba influenciando as pessoas na compra de produtos, muitas vezes desnecessários. Moda – novas dietas são publicadas diariamente em jornais e revistas ou indicadas por amigos. Essas dietas podem ser prejudiciais à saúde
Conhecimento adquirido ao longo da vida é através de informações que podemos avaliar e corrigir falhas na nossa alimentação e de nossa família.
A alimentação deve ser racional e equilibrada, contendo alimentos que forneçam quantidades suficientes de nutrientes para o bom funcionamento do organismo.

MAS AFINAL, O QUE É ALIMENTO?
É toda substância consumida, digerida e aproveitada pelo corpo humano. A maçã, por exemplo, é um alimento.

O QUE SÃO NUTRIENTES?
São as substâncias encontradas nos alimentos, ou seja, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras e água. Cada uma dessas substâncias possui uma função específica do organismo.A maça por exemplo, contém principalmente hidratos de carbono, vitaminas e sais minerais.

PARA QUE SERVEM OS NUTRIENTES?
Proteínas Constroem e conservam o organismo. Chamadas também de construtores, como os tijolos de uma casa.
Hidratos de carbono Fornecem energia para o corpo, por isso são chamados também de energéticos.
Gorduras Além de fornecerem energia, ajudam no transporte das vitaminas A, D, E e K através do organismo.
Vitaminas e sais minerais Chamados de reguladores, pois ajudam no bom funcionamento do organismo, como uma chave de fenda que ajuda na regulagem das engrenagens de uma máquina.
* Vitaminas: A, B1, B2, C, D, E, K e outras.* Sais minerais: cálcio, fósforo, ferro, iodo, sódio, potássio, magnésio e outros.
Água Hidrata o organismo e transporta os nutrientes. Você sabia que 60% do corpo humano é composto de água e que um indivíduo adulto precisa tomar, mais ou menos, 2 litros de água por dia?
Fibras Auxiliam o bom funcionamento intestinal e na prevenção e tratamento do colesterol elevado.

Lembre-se: Não existe nenhum alimento que, sozinho, contenha todos os nutrientes necessários ao organismo. Por isso devemos ter sempre uma alimentação variada.

Nenhum comentário: